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IV Secção - Caminheiros

Entre os 18 e os 22 anos os jovens integram-se no grupo de caminheiros, o Clã.

O Clã encontra-se dividido entre 2 a 5 grupos de 5 a 8 elementos, as Equipas ; 

Cada equipa designa-se pelo nome de um Santo da Igreja, Pioneiro da Humanidade ou um Herói Nacional (Totem) e que está presente tanto na bandeirola como na insígnia.

 

caminheiro

 

ORAÇÃO DO CAMINHEIRO

Senhor Jesus,
Que Vos apresentastes aos homens
Como um caminho vivo,
Irradiando a claridade que vem do alto,
Dignai-Vos ser o meu Guia e Companheiro,
Nos caminhos da vida,
Como um dia o Fostes no caminho de Emaús;
Iluminai-me com o Vosso Espírito,
A fim de saber descobrir
O caminho do Vosso melhor serviço;
E que, alimentado com a Eucaristia,
Verdadeiro Pão de todos os Caminheiros,
Apesar das fadigas e das contradições da jornada,
Eu possa caminhar alegremente convosco,
Em direção ao Pai e aos irmãos.
Ámen. 

 

LEIS

1º -  A honra do escuta inspira confiança.

2º -  O escuta é leal.

3º -  O escuta é útil e pratica diariamente uma boa ação.  

4º -  O escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas.

5º -  O escuta é delicado e respeitador.

6º -  O escuta protege as plantas e os animais. 

7º -  O escuta é obediente.

8º -  O escuta tem sempre boa disposição de espírito.

9º -  O escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.

10º -  O escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas ções.

 

PRINCÍPIOS

1º -  O escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida.

2º -  O escuta é filho de Portugal e bom cidadão.

3º - O dever do escuta começa em casa.

 

DIVISA

Servir

 

PATRONO

s. paulo

Paulo de Tarso nasceu na cidade de Tarso e tinha como nomes Saulo para o mundo judeu e Paulo para o mundo Romano, nome que definitivamente adotaria quando se converteu ao Cristianismo.
Desde jovem tinha sentido a necessidade de se dedicar ao serviço de Deus e por isso se dirigiu a Jerusalém para estudar a religião. Mas cedo descobriu que era um pecador, violento e rebelde mas ao mesmo tempo compreendeu que Deus acolhe, entende, perdoa.
Desta maneira, Paulo descobriu um novo caminho baseado em Cristo, transformando-se num instrumento de propagação da igreja.

Paulo foi um homem sólido, intransigente e impetuoso, e ao mesmo tempo, um irmão, um amigo para os seus companheiros.
Paulo foi pioneiro em ideias como a divulgação da mensagem a todo o mundo e não só ao povo eleito. Além disso foi um caminhante inesgotável, que assumiu pessoalmente a tarefa que propôs aos seus irmãos de comunidade.
São Paulo foi o escolhido para ser o patrono da IV secção por a sua vida ser um excelente exemplo de "caminho". 

Paulo foi um caminhante inesgotável que assumiu pessoalmente o projeto ao qual se propôs perante os seus irmãos cristãos.

A sua grande virtude foi a de anunciar e ao mesmo tempo atuar, o que quer dizer que ele não se deixou ficar pelas palavras, mas foi um exemplo de compromisso e testemunho das palavras que pregava.

 

MÍSTICA

A Mística dos Caminheiros e Compa­nheiros consiste na busca da vida plena em Cristo, o mesmo é dizer, a vida no Ho­mem Novo.

 

DIMENSÕES DO CAMINHEIRISMO

O percurso individual – o Caminho

Nos caminheiros, o jovem é desafiado a escolher um itinerário de descoberta e de ação que o leve a tornar-se construtor de um Mundo Novo. O Caminho significa, então, a abertura, a largueza de vistas, o apelo do horizonte, a capacidade de aceitar a mudança, de viver na própria mudança. É, também, um espaço de vida despojada, de rejeição do supérfluo, de atenção ao essencial. Por fim, é um lugar de perseverança, de experiência de uma lenta e paciente construção de si mesmo, de aprendizagem da capacidade de se comprometer para além do imediato. Graças a isto, este Caminho, dos caminheiros, é tal como o dos Peregrinos, testemunho de vida cristã.

,Ser caminheiro é ser mais (superar-se a si mesmo) … É ser Peregrino: no Caminho de Emaús, Cristo Ressuscitado revelou-se aos seus discípulos, caminhando com eles lado a lado…

 

O percurso em grupo – a Comunidade

Durante o Caminho, o jovem é interpelado a avançar lado a lado com o outro. O Caminho ajuda-o, assim, a desenvolver a sua capacidade de acolher o outro, de o ajudar a avançar, de se deixar ajudar, de partilhar com ele as alegrias e tristezas da jornada. A Tribo é o espaço privilegiado para esta relação, já que é nela que se vive o início da comunhão que se potencia depois na vivência em Clã.

Ser caminheiro é ser companheiro (participar na Caminhada com os outros) … É ser Discípulo: no Caminho de Emaús, Cristo foi reconhecido pela fração do pão…

 

Um percurso com sentido: o Serviço
É o apelo das Bem-Aventuranças que dá sentido ao caminho conjunto, que se torna assim experiência de comunidade, de partilha, de amor e de construção da paz. Contudo, segundo este apelo, a comunidade não pode viver eternamente virada sobre si mesma. Viver o Serviço é um compromisso de cada instante que o caminheiro expressa ao longo do seu itinerário. Este Serviço é algo natural que não implica forçosamente um ato físico ou um dom material, na medida em que pode assumir-se como um suporte moral, um intercâmbio ou outras coisas ainda. Para além disto é gratuito, embora enriqueça quem o presta: o Serviço é uma dinâmica de descoberta, vivida numa relação de amor fraterno, de “receber, dando-se em troca”. Neste sentido, ‘Servir’ é tornar-se apto para a missão. Esta vivência do Serviço deve ser experimentada individualmente, em Tribo e em Clã, devendo ser convertida em ações de longo termo que denotem uma vontade de compromisso e não surjam apenas como “mini-serviços” rápidos e sem continuidade.

Ser caminheiro é ser para (tornar-se apto para a Missão) … É ser Testemunho: no Caminho de Emaús, Cristo serviu os seus discípulos ao explicar-lhes as Escrituras…

 

Um percurso para a vida: a Partida

O caminheiro tem de avançar progressivamente para a sua Partida, que exprime simbolicamente que o ato de caminhar é mais importante do que o ato de chegar. É por isso que, no final do seu tempo de caminheiro, quando sai do Clã, o jovem não chega ao fim do seu caminho, mas parte para um novo caminho. De facto, o fim de uma etapa significa sempre o início de outra e a Partida é o momento de o caminheiro se lançar no caminho da vida e é também um ‘Envio’ (só pode haver Partida se houver quem envie).

Ser caminheiro é amar… É ser Enviado: no caminho de Emaús, Cristo, “partiu”... E eles reconheceram-n’O vivo e ressuscitado.

 

SIMBOLOGIA

VARA BIFURCADA - Símbolo da necessidade de fazer ou renovar as suas opções, sinal de que o Caminheiro se compromete a aderir ao projeto das Bem-aventuranças.

MOCHILA - Onde transporta apenas o essencial para a jornada. Simboliza o seu desprendimento e a sua determinação de ir sempre mais além.

TENDA - Sinal da mobilidade e da sua rapidez de se pôr em marcha. Na Bíblia a tenda é um sinal da presença de Deus no meio do seu povo.

PÃO - Transportado na mochila, alimenta o corpo, dado em partilha e comunhão.

 EVANGELHO - O pão do Espírito, anúncio da Boa Nova de Cristo.

FOGO - Sinal da descida do Espírito Santo. É o fogo que ilumina e aquece o peregrino durante a sua caminhada.

 

simbologia

 

LENÇO VERMELHO E BRANCO

Cor do fogo e do sangue, estimula o entusiasmo no serviço e a coragem no sacrifício, próprios do Homem Novo.

 

lenço caminheiro

 

SAUDAÇÃO

Os três dedos lembram ao escuteiro os três artigos da promessa. O dedo polegar sobre o dedo mindinho é interpretado como a afirmação de que os escuteiros estão conscientes de que o mais forte protege o mais fraco.

 

saudação 

 

 

*(conteúdos retirados do site do CNE)

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